18 de out de 2010


Quem me conhece sabe que sou um grande apaixonado por arte. Arte de todos os seguimentos. Seja a arte de fazer roupas, seja a arte de cantar uma canção, seja a arte de pintar quadros ou simplesmente imaginar algo visionário e colocar isso na prática de alguma forma. Arte pra mim significa expressar suas emoções mais profundas de um jeito particular e só seu. Acredito que a minha arte está na escrita, expressando meus sentimentos, anseios e vontades através de textos, imagens e movimento.

Hoje falarei do meu pintor preferido. Não são muitas as pessoas que conhecem o trabalho do francês Gustave Caillebotte, mas vale a pena dar uma olhada em suas pinturas impressionistas. Apesar de seu nome não ser tão forte na cabeça de muita gente, ele é considerado o patrono do impressionismo, movimento artístico que surgiu na pintura européia do século XIX. A busca pelos elementos fundamentais de cada arte levou os pintores impressionistas a pesquisar a produção pictórica não mais interessados em temáticas nobres ou no retrato fiel da realidade, mas em ver o quadro como obra em si mesma. A luz e o movimento utilizando pinceladas soltas tornam-se o principal elemento da pintura, sendo que geralmente as telas eram pintadas ao ar livre para que o pintor pudesse capturar melhor as variações de cores da natureza.

Outro destaque das pinturas de Caillebotte, é que ele sempre adorou colocar em seus quadros o cotidiano europeu, as ruas, as pessoas, as paisagens e isso me deixou ainda mais apaixonado.

Vamos juntos dar uma olhada nas minhas obras favoritas?


Rising Road (1881)


Paris Street; Rainy Day (1877)


Oarsman in a Top Hat (1877 - 78)



Richard Gallo and his Dog at Petit Gennevilliers (1884)

Veja mais obras de Gustave Caillebotte no Flickr "O Homem e a Moda".

Qual sua impressão da ARTE do impressionista?

Um comentário:

Clara Dourado disse...

O impressionismo é o meu estilo favorito desde os 7 anos de idade quando descobri Monet. Até hoje o meu pintor favorito. ^^