17 de jun de 2009

VILAINE LULU DE YVE SAINT LAURENT!


Em 1956, quando Saint Laurent tinha 20 anos e trabalhava na Maison Dior, o estilista criou uma bonequinha fofa que representava tudo que ele não admirava no mundo dos adultos, da moda às relações familiares, e extravasava isso através das fantasias bizarras de uma menina arteira.
"Naquela época a gente era jovem e se divertia muito. Lá pelas seis da tarde, um dos assistentes de Christian Dior se vestia de mulher. Uma noite, ele puxou as calças até os joelhos. Ele vestia meias pretas longas e tinha encontrado uma saia vermelha de tule e um chapéu gondolier no acervo da Maison. Pequeno e assustador com sua cara teimosa, quase uma caricatura, ele me causou boa impressão e eu o batizei de "Vilaine Lulu", contou o mestre Saint Laurent em uma entrevista.

De forma inteligente e com humor ácido, as tirinhas contam as aventuras da personagem Lulu sempre disposta a não se tornar uma moça elegante. Laurent também chamou as tirinhas de "Histórias para Crianças Sádicas e Maduras".
Em 1967, estas tirinhas viraram um livro intitulado de La Vilaine Lulu, que, em 2002, ganhou uma reedição especial de 500 cópias assinadas pelo próprio estilista.
Mais de 50 anos depois, o desenhista japonês-americano Max Weintraub vai transformar as histórias de Lulu em animação. Ele criou uma série com 13 desenhos animados de La Vilaine Lulu, que serão exibidas aos sábados, pelo canal japonês Tokyo Mx, especializado em animes.

O livro “La Vilaine Lulu”, pela editora TCHOU, pode ser encontrado à venda na livraria Saraiva pelo preço de R$ 123,50.



Até a próxima...

4 comentários:

Adriano Viana disse...

Parabéns pelo post e pelo blog!!
Abraço

Leo Pinheiro disse...

Sinceramente não conhecia a perrsonagem. Vou tentar conhecer mais desse grande artista na exposição sobre sua vida no CCBB.

30 e poucos anos. disse...

Novidade pra mim...desconhecia totalmente

Leo Pinheiro disse...

Ainda não fui à mostra do YSL no CCBB Rio. Mas vou neste fds.

Fica aí a sugestão de quem é ou está na Cidade Maravilhosa! Abç